segunda-feira, 10 de junho de 2019

Coração misericordioso de Jesus



Coração misericordioso de Jesus



Coração é o símbolo do amor. “Miseri cor dare” - “Dar o coração ao miserável”
Papa Francisco, nos lembra que celebrar o Coração de Jesus é celebrar a festa do amor, de um coração que muito amou. O amor infinito de Jesus nos abraça e nos ensina a acolher as misérias do coração do nosso irmão. Retribuindo desta forma este grande amor.
Refletir sobre o Sagrado Coração de Jesus é pensar na grandeza do amor de Deus por nós, um amor tão grande capaz de se encarnar, viver e morrer por nós, deixando-nos o inefável dom da Eucaristia.
"Com amor eterno eu te amei, por isso, com misericórdia eu te atraí...” (Jr 31, 3). Essa passagem de Jeremias nos permite ver o núcleo da relação de Deus com suas criaturas. Deus nos ama e esse amor se expressa em sua misericórdia infinita por cada um de nós. 
Chama a atenção que tanto a passagem bíblica como o documento da Igreja falem de atração. “Atrai-te a mim” e “quis atrair a consideração”. Penso ser uma palavra que expressa bem o desejo mais íntimo de Deus de que lhe entreguemos os nossos corações. Essa palavra manifesta a incansável busca de Deus por nós, mas também deixa claro que Ele nunca tira a nossa liberdade, ele atrai, ele não nos aprisiona...  É sempre uma decisão nossa deixar-nos atrair por Ele ou não. É fácil lembrar aqui aquela passagem do Apocalipse que diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3, 20).
 Ele nunca vai arrombar essa porta. Mas da mesma maneira que nunca vai deixar de bater, também não se cansa em mostrar-se rico em misericórdia, esperando que um dia lhe concedamos nossos corações, ou que lhe abramos a porta. “Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão”.
Portanto, numa atitude profunda, tanto quanto profética, o papa proclamou com a carta Misericordiae Vultus, o Ano da Misericórdia. Francisco queria anunciar para o mundo que “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai”, no qual todos os que quiserem podem se aproximar e retornar à casa de Deus.
A misericórdia é “a carteira de identidade” de Deus, afirma o Papa Francisco, no livro-entrevista “O nome de Deus é misericórdia”.
 Francisco apresenta ao mundo que a misericórdia é a identidade mais profunda de Deus. Um pai que está sempre de portas abertas para o filho, que não o interroga, não o julga, mas o acolhe. “Esta é a superabundância da misericórdia”, enfatiza. “Basta que eu volte, Ele não me pergunta onde estive” ...
O papa ainda afirmou em uma de suas mensagens: “Quanto desejo que  as nossas paróquias e as nossas comunidades, cheguem a ser ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”. É um desejo explícito do santo padre levar a misericórdia de Deus para todos os povos.
“Ter um coração misericordioso não significa ter um coração débil. Quem deseja ser misericordioso necessita de um coração forte, firme, fechado ao tentador, mas aberto a Deus”.
O perdão é o fogo que queima todas as fichas pretas arquivadas no meu baú ao longo da minha trajetória. O perdão é o fogo que cauteriza as feridas do coração machucado, ferido por mais antigas que sejam.

Perdoar é se libertar do sentimento de mágoa. Perdoar não é ser condescendente. Precisamos experimentar quanto a misericórdia de Deus nos ajuda, nos recria, nos salva, para buscarmos um “coração misericordioso”. Sem misericórdia não é possível viver bem com nossos irmãos.
Perdoar não é fraqueza é fortaleza! Não é injustiça é misericórdia!
Olhando para o Coração misericordioso de Cristo, procure olhar no íntimo de você mesmo e interrogue-se: Tenho um coração grande, aberto, capaz de perdoar aos meus irmãos? Eu acredito que Deus me ama, me olha, me acolhe assim como sou, ou para você estas verdades são apenas “palavras”.
Que o Coração Misericordioso de Jesus, abençoe, ilumine e fortalece na fé a sua caminhada rumo a uma feliz eternidade...

Para a oração:
Ø    Colossenses 3, 12 - 21;

     Fundamentado em vários textos do Papa Francisco 
 Reelaborado por:
                                   Ir. Teresa Cristina Potrick




Nenhum comentário:

Postar um comentário