quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Ficai despertos! Vigiai!


 “Ficai despertos!” “Vigiai”

Advento de novo? Um Advento a mais ou nova oportunidade? Sim, mais uma vez estamos começando o tempo litúrgico do Advento. O risco é vivê-lo como “mera repetição”, como um “tempo parecido” com o tempo anterior.
O Advento é um tempo de preparação, de alegria e de esperança na vinda do Senhor. Somos convidados a preparar-nos interiormente, através da oração mais profunda e atenta, numa abertura de coração que nos incentiva a deixar caminhos tortuosos e a procurar aqueles que nos levam à compreensão, ao amor, à fraternidade e à paz. Assim aguardamos, com mais interioridade, a vinda do nosso Deus que é amor e chega até nós, feito menino, num coração de criança.
Na realidade, cada Advento, por mais parecido que seja ao anterior, é totalmente diferente; ele é original e único, porque as esperanças são novas, os projetos são novos, a vida se renova sempre, o seguimento de Jesus Cristo se aprofunda       sempre mais...A chave do relato do Evangelho de hoje está na atitude dos servos. Para provocar essa atitude, Jesus nos fala da chegada inesperada do dono da casa. Deus é Aquele que sempre está vindo. Ele é “o que vem”.
Se passamos a vida adormecidos, nada acontece. Isto é o que deveria nos dar medo: poder transcorrer nossa existência sem ativar as possibilidades de plenitude que nos foram dadas. Mas não basta ter os olhos abertos; é preciso ampliar a visão para além de nossos pequenos interesses e preocupações; precisamos também de mais luz.
Advento é tempo que nos convida a abrir os corações, escutar o Espírito e colocar-se a caminho, enquanto “a luz da vida” nos ilumina. Abrir os olhos à luz de Deus e escutar com atenção, a voz divina que cada dia ressoa em nosso interior.
O Advento é um tempo de alegria, esperança, vigilância e conversão. O Advento é marcado pela atitude de “espera vigilante”, para que possamos captar todos os sinais que Deus vai nos revelando...

Isaías:
- Na primeira semana vamos aderir à proposta de Isaías (profeta) :   Vigia, sentinela. Isaías nos diz:
 “Eu te estabeleci vigia”...Teu lugar é no alto da muralha:
     Para acordar aqueles que dormem.
     Para desvendar os sinais daquele que há muito espera nas portas da cidade”. (Is 62, 6).
  “Passai, passai pelas portas, preparai o caminho ao povo, abri, abri a estrada, retirai dela as pedras”!... (Is 62, 10)
Quais são as pedras a serem retiradas?
Todas aquelas pedras ligadas ao “Clubinho do PC, que me impedem de trilhar o caminho da vida, da luz, do bem, do Projeto de Deus.
 “Pecados Capitais”.  Pecado capital significa “pecados de cabeça”, “pecados de fonte”, isto é, onde se originam todos os outros. PC = Pecados capitais, são: Orgulho, inveja, ira, avareza, luxuria, gula, preguiça.
 Talvez um contato maior com o “Clubinho do PC”... possa me fazer enxergar as capas que carrego... Você já ouviu falar dele, de sua atuação em nós? Eu, você, nós fazemos parte integrante deste Clube e não podemos ignorar:
 Sinais: - Haverá sinais... (Lc 21, 25 ss). Podemos de propósito, ver os sinais, mas não enxergar... podemos ouvir, mas não escutar, certos apelos, seja por preguiça, seja por falta de atenção. Os sinais só são vistos por aqueles que sabem olhar e enxergar. Jesus convida a estar atento/a aos SINAIS DA PRESENÇA DE DEUS.
Para “conhecer”  a realidade e a verdade do Advento precisamos de olhos novos e de um coração novo. É necessário despertar aquela “sensibilidade” escondida e abafada pelo ativismo e pelo ritmo estressante de nossa vida.
 Poderíamos dizer que o Advento nos apresenta uma “espiritualidade do despertar”. Se estamos adormecidos ou anestesiados, sem nos encantar com a maravilha e o desafio de estarmos vivos, precisamos despertar. Despertar para a gratuidade da vida, para o chamado à convivência e comunhão, despertar para uma presença misericordiosa. Jesus vem despertar-nos e ativar nossa esperança.
É preciso saber olhar, abrir os olhos, ler a vida e despertar-nos para aquilo que acontece à nossa volta.
Viver é estar atentos à vida, a nós mesmos, aos demais. Viver é estar atentos às ocasiões únicas, às oportunidades que não voltam; viver é estar com os olhos abertos para contemplar, para perceber os sinais de Deus, é estar com os ouvidos atentos para escutar o que o Senhor tem a nos dizer que é preciso mudar, que não está conforme o Projeto do Pai.
Supliquemos ao Espírito Santo que nos ajude a perceber os sinais de Deus em nossa vida e à nossa volta, nos dê força para vencer todas as tentações, nosso comodismo e também nos conduza através do caminho de salvação.

  Reelaborado por: - Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário