domingo, 3 de abril de 2011
quarta-feira, 16 de março de 2011
Voltai para mim

Preparar o encontro:
Escolha uma posição corporal que o(a) ajude em sua oração... coloque-se diante do mistério de Deus: Pai, filho e Espírito Santo. Faça um breve exercício para acalmar-se, aquietar-se e concentrar-se. Em clima de silêncio e recolhimento, respire algumas vezes lenta e profundamente. Coloque sua atenção na respiração... perceba o movimento dos pulmões à entrada
do ar puro... carregado... Se quiser repita uma palavra... uma frase inspiradora... um refrão... ou contemple em sua imaginação uma paisagem ou uma praia, os movimentos das ondas... Invoque o Espírito Santo para que ele conduza e ilumine este seu momento de oração.
Graça a pedir: Abrir meu coração à minha verdade assim como ela é, para que o Senhor possa, nesta quaresma transformar minha vida.
Texto: Joel 2, 12-18 – “Voltai para mim com todo o vosso coração... Rasgai o coração e não as vestes...”
E é bem aí... é no nosso coração que sai toda espécie de maldade: as más intenções, a prostituição, os roubos, os homicídios, os adultérios, as ambições sem medidas, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, etc ( Mc 7, 20-22).
O ser humano vive tentando fugir de algo que está dentro do seu interior... e tanto o que procura como aquilo de que foge, está dentro de si mesmo. É preciso acordar... A solução de todos os nossos problemas está dentro de nós. Despertar é abrir os olhos à realidade... Ir à raiz das coisas. E a raiz de todos os nossos conflitos e problemas é o “eu”... Ai a grande necessidade de bem discernir as coisas. Podem ajudar algumas questões, como: Qual a origem desta situação ou do que estou sentindo ? Para onde isto me leva? Me aproxima ou me afasta de Deus? Se me aproxima, prosseguir... se me afasta cortar.
1. Mergulho interior:
É necessário encontrar-se consigo mesmo e aprender a encarar a própria verdade, dar o nome verdadeiro a cada coisa, para não viver no engano.
Observar a nós mesmos e estarmos atentos/as a tudo o que acontece dentro de nós e à nossa volta. É a observação que vai nos mudar! “A vida não observada, não examinada, não vale a pena ser vivida, porque não é vida.... A vida não conhecida não vale a pena ser vivida “ (Sócrates).
É preciso tirar as vendas para poder enxergar. Se não vemos, não temos como descobrir os bloqueios que não nos deixam enxergar...
Não vamos mudar por causa de nossa ida à Igreja, nem pelas novenas que fazemos aos santos. Na verdade, “nós é que temos de mudar”. Ninguém serve a Deus quando bate no peito e diz: “Senhor! Senhor!”, mas aquele que faz a vontade do Pai. E a vontade do Pai é que sejamos fiéis à verdade, porque só a verdade nos libertará.
Temos medo da verdade e preferimos criar “ídolos” com a mentira e os disfarces.... Você é o que é, independentemente do que os outros digam e pensem.
2. Luta contra as afeições desordenadas:
Toda a luta não é contra as coisas. Elas são inocentes e todas foram criadas por Deus boas e capazes de gerar o bem, gerar mais vida. Quem torna as coisas boas ou ruins é o ser humano, que possuindo o precioso dom da liberdade pode escolher e optar entre o bem e o mal, entre aquilo que o faz crescer e o que o torna escravo de si mesmo ou das coisas.
“Realmente, não consigo entender o que faço; pois não pratico o bem que quero, mas faço o mal que detesto” (Rm 7, 19 ).
Todos nós somos chamados a viver todo um processo de conversão. Vivemos em um mundo cheio de “seduções”, de idéias “ligth”, dietéticas, destinadas a não nos comprometer com a vida. A grande maioria das pessoas quer um estilo de vida que não exija abandonar aquilo que satisfaz o ego, o comodismo.
Converse com Jesus como um amigo conversa com o amigo, peça a sua ajuda neste tempo especial de preparação à grande festa da Páscoa, que o(a) liberte de tudo aquilo que o(a) escraviza, faça sair do próprio centro para dar espaço a Deus que quer fazer parte da sua história.
Terminada a oração, reveja brevemente como se saiu nela, perguntando-se:
• O que mais me tocou nesta oração?
• Que sentimento predominou em mim?
• Senti algum apelo, desejo, inspiração?
• Tive alguma dificuldade ou resistência?
Agradeça ao Senhor as iluminações e toques recebidos e percebidos durante esta sua experiência de oração, renove sua fidelidade a Jesus. Reze um Pai-Nosso ou outra oração que você goste; registre no seu caderno-vida aquilo que ficou mais forte em seu coração.
Ir. Teresa Cristina Potrick,ISJ
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Acolhendo as diferenças

Comece o seu encontro com o Senhor, criando um “espaço interior” que ajude você a se dispor internamente para entrar em sintonia e na intimidade com Deus Pai, Filho e Espírito Santo; peça a Maria e ao bom pai São José que venham rezar com você... Abra seu coração para receber as graças e bênçãos que a ternura de Deus quer lhe conceder...
Graça a pedir: - Permitir que Jesus entre em seu coração, templo vivo do Espírito Santo e aponte para você, os conflitos e tensões a serem trabalhadas para que aconteça a reconciliação.
Texto: MT 5, 23 24.
“Se estiveres, pois para apresentar a tua oferta no altar, e aí te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta aí diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois vem e faze a tua oferta”...
1. Exigência do Evangelho: -
Não se trata de justificar se tenho ou não razão, se estou certo ou errado... A exigência evangélica é radical... “Se teu irmão tem algo contra ti... deixa tua oferta diante do altar e vai fazer a reconciliação”.
Sem este gesto, o Senhor nos ensina que Ele não pode acolher-nos à sua mesa; que a Eucaristia nasce do amor com que Ele amou todos os seus que estavam no mundo e com o qual os ama até o fim (Jo 13, 1).
2. “Vai reconcialiar-te”... :
O Senhor não convida nenhuma das partes a evitar simplesmente as tensões e os conflitos, mas a defrontá-los e a superá-los no espírito de verdadeira reconciliação, já na sua ação criadora, Deus oferece um fundamento das diferenças e diversidades dos seres. A narrativa da criação insiste muito sobre esta obra divina que separa a luz das trevas, o dia da noite, o homem da mulher, os gêneros e as espécies. No vértice da escala dos seres criados e da sua diferença, Deus colocou o ser humano, único e irrepetível, criado “à sua imagem e semelhança”.
Nestas diferenças que são a nossa riqueza, situam-se nossos conflitos e tensões. Contudo, o ser humano serve-se de todas as diferenças de raça, cultura, educação, sexo e temperamento – para convertê-las em outras tantas formas de ódio, raiva, rancor, desamor, falta de perdão.
3. “Eu, porém vos digo: não enfrenteis o malvado!”
É fácil perceber o mal, “o malvado” distante de nós, no outro, , na sociedade no mundo... No entanto, o mal existe dentro de nós, no nosso coração... É daí que sai toda espécie de maldade.
Se por um lado temos nossas diferenças, por outro temos a grande variedade de “carismas”, isto é, de dons, que no dinamismo e na luz do Espírito Santo podem ser explorados construindo assim, a fraternidade, a comunhão e a paz... ( I Cor, 12, 14 ).
Que tal partirmos para fazer a “diferença ”?
“Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”...
Se você for afetado(a) por palavras, incompreensões, gestos, ou atitudes maldosas, agressivas, lembre-se das palavras de Jesus: “Não enfrenteis o malvado”. Não revide, não devolva na mesma moeda, não coloque mais lenha na fogueira... Faça silêncio... não se coloque à altura do que recebeu... O Pai que conhece a fundo o seu coração, dar-lhe-á a recompensa.
Terminada a oração, reveja brevemente como se saiu nela, perguntando-se:
O que mais me tocou nesta oração?
Que sentimento predominou em mim?
Senti algum apelo, desejo, inspiração?
Tive alguma dificuldade ou resistência?
Termino minha oração, com a certeza de que, ajudada/o pelo Senhor, tudo pode ser reorganizado em minha vida. Peço-lhe que, na força de seu amor, tudo ocupe em mim, o seu devido lugar. “Livra-me, Senhor, de todo o mau caminho! Quero viver. Quero sorrir, cantar! Pelos caminhos da eternidade, Senhor, terei toda a felicidade”... Renove sua fidelidade a Jesus. Reze um Pai-Nosso ou outra oração que você goste... continue seu dia saboreando o que o Senhor lhe falou no encontro com Ele... Registre o que foi mais marcante em seu caderno-vida.
Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
sábado, 22 de janeiro de 2011
Põe-te de pé. Torna-te luz!

Senhor, eu quero ser como aquela estrela,
Que guiou os Magos até Belém...
Quero ser como a estrela
Que ilumina o caminho,
Das pessoas errantes, caminheiras,
Sem rumo, sem direção!
Oh! Não, Senhor!
Ser Estrela é estar no alto,
É aparecer, é brilhar... Não!
Eu quero ser como a Nuvem luminosa
Que guiava no deserto ,
As noites escuras do Povo de Deus!
Oh! Também não, Senhor!
Ser Nuvem luminosa ainda é ser grande,
É atrair, é chamar a atenção...
Sou pequena criatura, reflexo do teu amor,
Feita para pequenas coisas,
Apenas para iluminar... Ser luz!
Quero ser, então Senhor,
A chama de uma pequenina vela,
A guiar os passos e o coração
De tantas pessoas caminheiras, perdidas na escuridão.
Buscando a luz da vida
E paz para seu coração!
Então, Senhor, enquanto ainda é dia,
E eu tiver uma gotinha de cera
E um pedacinho de pavio...
Faze com que meu rosto irradie tua Luz,
Cujo brilho contagie a todos aqueles
Que buscam a Ti,Senhor!
Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Paz! Sonho de Deus

Bom dia, 2011!
Seja muito bem-vindo!
Nós o acolhemos com grande alegria porque você vem esparramando efusivamente as bênçãos da parte do Senhor!
Você chega trazendo surpresas, novas oportunidades, novas chances, alimentando novas esperanças para cada um, cada uma de nós.
“Recomeçar! Eis a palavra que deve animar o meu dia”!
Cada manhã, é um novo recomeço... é um novo “presente” do Criador, alertando-me a abrir os olhos, a estar”vigilante”, a prestar atenção a cada detalhe que vislumbra à minha frente: as cores do céu, o brilho do sol, o verde das matas, a variedade e os cantos dos pássaros, os animais, a imensidão do mar com todas as suas maravilhas e ondas revoltas, os rios com suas águas cristalinas, ou poluídas, o colorido das flores mais variadas, etc.
Tudo isso, para despertar em mim a “sensibilidade” tão ausente em nosso convívio humano. É necessário deixar-me tocar em meu núcleo mais profundo, na minha rigidez, na minha centralidade negativa, alargar os meus pobres horizontes, a fim de vislumbrar e fazer acontecer a PAZ, o Sonho de Deus para nós... Para o mundo. É bom lembrar:
Eu não sou centro do Universo, eu dependo de um “Alguém” que muito me amou e me chamou a fazer parte da grande FESTA DA VIDA e como tal, eu preciso fazer a minha parte, contribuir para a construção da PAZ desejada por Deus, nosso Criador.
A convivência é difícil... Não é preciso ir longe ao Irã ou Iraque, no nosso dia-a-dia, na nossa família, no nosso trabalho, cada um, cada uma de nós se encontra equipado/a, para a defesa. Basta uma palavra, um pequeno toque e a auto-suficiência, a raiva, a agressividade afloram e logo vem o troco armazenado ao longo
do tempo... É difícil aceitar uma falha, um confronto, uma pequena advertência, correção ou modo de ver e pensar diferente.
Vamos recomeçar! Vamos fazer a nossa parte! Não pense demais no ontem, ele já passou e não retorna mais; não pense demais no amanhã, ele ainda não chegou, está no pensamento de Deus. Viva plenamente o “hoje” de Deus. “ Este é o dia que o Senhor fez para mim”.
Ninguém nos impede de sermos felizes e fazer os outros felizes. Mas para isso, depende de cada um de nós, depende de mim, eu preciso começar... fazer a minha parte. Assim construindo a PAZ, estarei fazendo acontecer a Festa perene – isto é:
A REALIZAÇÃO DO SONHO DE DEUS PARA NÓS!
Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
A Luz brilha nas trevas

Dir. : - Como irmãos, filhos do mesmo Pai, marcados com o selo do Amor, iniciamos a nossa celebração em nome da Trindade Santa, cantando: - Em nome do Pai ....
Chegamos ao final de mais um ano que leva em seu bojo um bom pedaço do tempo e de vida de cada um de nós ... Olhando para trás podemos constatar: a caminhada foi longa... nossos dias foram mesclados de alegrias e lutas, dificuldades e sofrimentos, incertezas e angústias, anseios e esperanças, ... mas estamos aqui... Vencemos! ... Muita coisa se fez, muita experiência ficou ...
(Acolher o Menino Jesus - Uma pessoa entra com o círio e outra com o Menino Jesus. Escurecer a sala de preferência. Cantar a 1ª estrofe de Noite Feliz) .
1.: Por este mesmo caminho, não à margem, nem por cima, nem nos barrancos, andando como os outros, com as mesmas vestes e a mesma linguagem, sem triunfos e sem glórias, sem nada ... Um dia entrou no mundo o Salvador..
2.: O Salvador entrou e andou. Andou muito. Não para tirar o homem da estrada, mas para fazer com ele a caminhada ... Jornada dura, para o ser humano ser livre, para o ser humano viver.
Dir.: Celebrar o Natal é festejar o encontro de Deus com a pessoa humana. Cristo é o EMANUEL, o “Deus conosco”, sem deixar de ser Deus, Ele vem e estabelece aqui a sua morada.
Todos : - Em vossa luz, contemplamos a luz. ( Acender as luzes )
Dir.: - “A luz brilha nas trevas” e o ser humano se encontra face a face com Deus. Vale a pena ser humano! Deus quis ser um deles, Ele quis ser nosso irmão !
Canto: - Deixa a luz do céu entrar ...
1.: - Neste Advento, somos convidados/as a despertar em nós, o verdadeiro sentido do Natal: a visita de Deus.
2: - A conversão torna-se urgente diante da iminente vinda de Deus. Precisamos preparar o Caminho.
Dir.: - João Batista é a voz que não se cala. Grita ... Clama ... “Preparai os caminhos do Senhor.
Todo o vale seja aterrado, as montanhas e colinas sejam abaixadas” ...
Todos : A Luz brilha nas trevas e o ser humano se encontra face a face com Deus.
1.: Deixe a luz do céu entrar. Abra bem as portas do seu coração, neste Natal ...Cristo é a resposta a todos aqueles/as que O buscam de coração sincero, vazio, humilde.
2.: Cristo não tem resposta para dar às pessoas empinadas de orgulho, cobiça, ganância, egoísmo. auto-suficiência ...
Dir.: O importante, neste Natal, não é percorrer longas estradas para ver o presépio de Cristo.
O importante é descobrir este Cristo vivo em você e no coração de cada irmão/ã.
Quem é Cristo em sua vida? Que lugar Ele ocupa em seu coração ?
Todos: - Enviai sobre mim, Senhor, a vossa Luz e a vossa Verdade que elas me indiquem o caminho!
Dir.: Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da Luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele.
1. -Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da Luz.
2. - O Verbo era a verdadeira Luz; estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu.
Todos : - Ele veio para o que era seu, mas os seus não O receberam ! ...
Dir.: - E eu, até que ponto O recebi ? Sou testemunha da luz ? Ele encontra um espaço em meu coração?... Eu, você, nós todos precisamos ser luz em nossos caminhos...
Todos : Envia, Senhor, vossa luz e vossa verdade, que elas me indiquem o caminho.
Dir.: - Conserve-se diante d’Ele, da Verdadeira Luz, por alguns instantes ... não é atitude que ultrapasse as nossas forças, nossa estrutura humana. É algo que podemos fazer sem espalhafatos.
- Conservar-se diante d’Ele é deixar que Ele penetre em nós, sem que a gente saiba como: é deixar que Ele nos transforme, nos modifique, tornando-nos pouco a pouco como JesusCristo.
Lado 1. – Natal ...
Dia de Luz, grande Luz,
pois, que a Luz fez-se dom para as trevas clarear,
Dia de amor,
pois, o AMOR por amor se doou e se fez pequenino
só porque nos amou.
LUZ e AMOR só por nós: para mim, para ti.
Lado 2. - Mas ...
A LUZ quer mais luz, o AMOR mais amor.
E então ?
Então ... tu luz deves ser
tu amor deves ter
pois, há alguém, muito alguém ...
que quer luz ... quer amor ...
quer o Deus feito carne todo em ti,
vivo em ti o que quer ver.
Canto: - Hoje é dia
1.Hoje é dia da gente se encontrar
Hoje é dia da gente resolver.
O Senhor no mundo quer morar.
O que é que vamos responder.
É Natal! É Natal!
O Menino Jesus já nasceu.
É Nata! É Natal!
E no meio de nós quer viver...
2. Ele outrora não encontrou lugar,
A cidade não tinha mais pensão.
Não sabia que Ele vinha dar
Vi e paz, amor e Salvação!
3. Se o mundo é tão pequeno assim,
que não pode a Cristo hospedar.
Nossa vida é dimensão sem fim,
E é nela que Ele quer morar!...
Dir.: Feliz Natal para você, num encontro amigo com Cristo que veio trazer a paz!
Todos : - Glória a Deus nas alturas e paz na terra ao ser humano que ele ama.
Dir. : Cristo viva em seu coração e você se torne – neste Natal e sempre
- UM VERDADEIRO/A PORTADOR/A DE LUZ E DE PAZ! ...
Todos : Amém ! ( Cantado)
Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ
Assinar:
Postagens (Atom)