terça-feira, 30 de outubro de 2012

As marcas de Deus no coração


As marcas de Deus no coração
             
Prepare o seu coração para o encontro com a Trindade... Procure um lugar tranqüilo. Aquiete  seu coração... sua mente...  sua vontade... Respire lenta e profundamente algumas vezes. Invoque o Espírito Santo para que ele ilumine e conduza este momento de oração.

 Pedir a graça:  -   Um coração sensível, dócil  e  atento aos toques do Espírito, para poder ler  e viver a  escrita do Mestre na própria vida.
                                   
“ Todos os homens serão instruídos por Deus ”  ( Jo 6, 45 ).
Santo Inácio se coloca na escola de Deus com grande docilidade e ouvido de discípulo. É Deus mesmo que o “alfabetiza”,  é o seu próprio mestre.

Santo Inácio dá grande importância às Lições de Deus e às duas palavras: LER e ESCREVER. Vai começar  a ler as “marcas” da ação de Deus em sua vida e a escrever a trajetória dessas “marcas”.
            Esta é a  primeira lição da vida espiritual:  consiste em aprender a LER  as “marcas” de Deus na vida, a discerni-las de outras  “marcas”  e,  finalmente, em   ESCREVER  o que foi discernido e aprendido.
Isto constitui o que chamamos de “ Teografia ”, ou seja, a escrita de Deus ou o modo como Deus atua deixando “marcas”  que podem ser lidas.

            Teografia é portanto, fazer a memória dos marcos, dos sinais ou altares construídos pelas pessoas, como memória da experiência do encontro com Deus. Percebendo, também, os compromissos conseqüentes  na vida de cada um.
            Tomar consciência e assinalar essas “marcas” na própria vida seria proceder como os personagens do Gênesis que assinalavam com uma pedra o lugar onde acontecera uma manifestação, uma experiência mais profunda de Deus.

              As “marcas” da consolação e da desolação seriam os traços de Alguém que escreve no coração e na vida. Não há sentimentos puros; eles sempre vêm articulados com pensamentos, mas a porta para essa re-leitura da própria vida ou oração são os sentimentos.
              O encontro com Deus deve levar-nos a escrever uma nova história pessoal e coletiva, irradiando os valores do Evangelho num mundo marcado por estruturas de iniqüidade.
Para onde caminha sua vida? Onde vai desembocar?
Na oração: quais são as “marcas”  deixadas por Deus em seu coração e que você sempre faz “memória” ?
              Para santo Inácio, é fundamental que a PALAVRA, que é Jesus Cristo, possa estar escrita em nós e nós possamos sentir que vivemos por causa dela, experimentando a consolação. Esta é a escrita de Jesus Cristo que nós podemos LER,  graças ao Espírito Santo.
“Coloque marcos na estrada, finque estacas para sua orientação, preste atenção na estrada, no caminho que você percorreu”  ( Jr 31, 21 ).

            Textos iluminativos:
            II Cor  3,  1 – 6  ......  Nossa carta de recomendação são vocês mesmos...
            Ez  36, 24 -  28 .....    Darei para vocês um coração  novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário