terça-feira, 30 de outubro de 2012

À margem do caminho



À margem do caminho

Prepare o “lugar sagrado” para o encontro com a Trindade Santa. Invoque o Espírito Santo para que ele ilumine e conduza a sua experiência de oração.. Desligue-se de tudo... silencie o seu coração. Respire algumas vezes lenta e profundamente... Ao aspirar o ar imagine Deus entrando em seu ser, revitalizando-o, energizando-o ...
Ao expirar procure eliminar tudo o que você trás de negativo em seu interior.
         Oração preparatória: “ A oração preparatória consiste em pedir  a Deus Nosso Senhor sua graça para que todas as minhas intenções, ações e atividades sejam puramente ordenadas para o serviço e  o louvor de sua divina Majestade” (EE 46).
         Pedido da graça: - Pedir luz, força e coragem de deixar Jesus apontar  todas as capas atrás das quais escondo a minha realidade., a fim de libertar-me.
         Com os olhos da imaginação comece a contemplar toda a natureza... o caminho de terra batida, poeirento... ao longe um vulto à beira do caminho... é Bartimeu, o cego, a mendigar à passagem dos  transeuntes...
         Texto: Mc 10, 46 – 52
         Leia atentamente o texto, permanecendo na palavra, na frase que mais lhe chamou a atenção. Procure saborear... perguntar ao Senhor o que ele que ele tem a lhe dizer sobre isso...
         1. “ Sentado `beira do caminho”...
         Sentado(a).... posição cômoda... confortável... de descanso.... a espera de algo... atitude de dependência... A Palavra de Deus é viva, é vida, dinamismo:
Levanta-te... Põe-te de pé... Sai... Desce... Vai... Toma tua cama....
Será que isto tem algo a ver comigo? O que faço muitas vezes à beira do caminho? Fico à espero do que? O que eu mendigo? O que me impede de ver, ou melhor de enxergar?
        
2. “Deu um salto e jogou sua capa fora”
         Um verdadeiro encontro com Jesus, no mais profundo de mim mesmo, lá onde os “entulhos” se ocultam sob as capas, me faz lançar fora todas as máscaras que me impedem de enxergar a minha realidade, assim como ela é, com minhas mazelas, meus limites, mas também  de reconhecer todos os dons com os quais  fui agraciado(a) pelo Criador em benefício do Reino.

         3. “Que queres que eu te faça”?
         “Senhor, que eu veja”!
Talvez um  contato maior com o “Clubinho do PC”... possa me fazer enxergar as capas que carrego. Você já ouviu falar dele, de sua atuação em nós? Eu, você, nós fazemos parte integrante deste Clube  e não podemos ignorar: “ Pecados Capitais”. 
Pecado capital significa “pecados de cabeça”, “pecados de fonte”, onde se originam todos os outros. A Soberba é uma realidade interior que se manifesta com muitas máscaras. As três principais manifestações são: o domínio, o vitimísmo e a mágoa... Que neste encontro com Jesus, ele me mostre, Ele me faça ver por onde dar o primeiro salto.... Com sua graça, terei coragem de começar a lançar para longe tudo aquilo que me impede de segui-lo mais de perto.

Terminada a oração, reveja brevemente como se saiu nela, perguntando-se:
·        O que  mais me tocou nesta oração?
·        Que sentimento predominou em mim?
·        Senti algum apelo, desejo, inspiração?
·        Tive alguma dificuldade ou resistência?

Agradeça ao Senhor as iluminações e toques recebidos e percebidos durante esta sua experiência de oração, renove sua fidelidade a Jesus. Reze um Pai-Nosso ou outra oração que você goste; registre no seu caderno-vida aquilo que ficou mais forte em seu coração.
                Ir. Teresa Cristina Potrick,ISJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário