sábado, 27 de fevereiro de 2010

Quaresma, espaço para a conversão


Esses dias, lendo alguns depoimentos, transcrevo quatro abaixo, em itálico, dentre os muitos que despertaram em mim, um profundo sentimento de pesar e de tristeza, por perceber tamanha ignorância e cegueira por parte de alguns, que se dizem católicos e no entanto, bem distantes do Sonho, do Projeto de Deus pelas suas criaturas. Seguem:

“Esta maledetta campanha” fosse colocada bem longe da Quaresma. Não fiz nada – mea culpa. Desta vez, vamos aproveitar enquanto a indignação ainda está fervendo o sangue. Queremos uma Quaresma católica, e isso não pode ser pedir demais”.

“Esse tema da CF foi cruel mesmo, não poderia ser pior que esse!!!Quaresma é quaresma e não Economia, Quaresma é tempo de reflexão interior, oração , jejuns etc… Economia se deixa para os economistas tratarem…

“A crítica principal é que, ao realizar-se durante o tempo quaresmal, a CF acaba desviando a finalidade da preparação para a Páscoa do Senhor.”

“É realmente lamentável que durante os quarenta dias em que deveríamos nos preparar para a Páscoa do Senhor [que é o evento central da Fé Cristã e, também, o ponto alto do Ano Litúrgico, sejamos instigados a pensar em temas de economia e política em detrimento da reflexão [fundamental] sobre a vida espiritual, lutas interiores, etc. Quaresma é tempo de retiro e não de simpósio sobre economia! Queremos, sim, uma Quaresma católica”!

Economia e Vida - é o tema da Campanha da Fraternidade desse ano.
Lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24).

Um objetivo específico que a CF tem em vista é criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima, em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais.

Foi o amor ao dinheiro, o desejo do lucro sem fim, a insaciável vontade de acumular que separaram a economia da vida e a vida da economia.

Como este tema da CF não tem nada a ver com a Quaresma? Qual o tempo litúrgico mais indicado para rever a vida, fazer um balanço das atitudes, confrontar o agir com o Projeto de Deus, senão neste tempo abençoado: a Quaresma?

É um tempo mais intenso de exercício espiritual que prepara o cristão para celebrar os grandes mistérios cristológicos: paixão, morte e ressurreição do Senhor.
Esta renovação só ocorrerá se no cronograma da Quaresma, houver espaço para a conversão, para a penitência, para a oração para a vivência do amor e da fraternidade. O Senhor nos fala através do profeta Joel: -“ Rasgai o vosso coração e não as vestes e voltai para o Senhor, vosso Deus”!

É tempo para rasgar o coração... tirar tudo aquilo que me torna insensível, duro/a à dor, ao sofrimento do outro, que não me faz filho/a segundo o Coração de Deus. Veja um pouco quais os contra-valores aninhados no seu coração e que não deixam você ver e nem perceber que este, não é o caminho que o Plano do Pai pensou para você e que precisam ser rasgados, excluídos, eliminados de seu coração e vida.

Tais exigências, não sintonizam muito com o perfil do ser humano moderno, pouco interessado nos valores espirituais, valores do Reino, cujo ganância, individualismo, egoísmo, hedonismo e outros “ismos” mais, resistem a tudo o que pede esforço, mudança, conversão, consumismo, que faz com que o "ter" seja mais importante do que as pessoas.

Meu irmão, minha irmã, “ este é o dia que o Senhor fez para nós... Este é, o “tempo” que o Senhor fez para mim, para você, para nós! Aproveitemos! Voltemos para o Senhor!

Org. Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário