domingo, 10 de junho de 2018

Sementes que crescem em nós


Sementes crescem em nós!

     Depois que nascemos não precisamos de muito tempo para perceber que viver é a experiência mais fascinante que experimentamos neste mundo. Aprendemos coisas que nos encantam, que abrem nossos olhos para a vida, nos fazem felizes.    Descobrimos que, às vezes, basta um pedacinho de bolo de chocolate ou apenas um abraço carinhoso para um sorriso aparecer.     Cada lição é aprendida. Não importa se caindo e ralando os joelhos ou levando uma bronca merecida. Tudo fará parte da história de nossa vida!

            É incrível como, pouco a pouco, vamos sendo despertados pela vida que vai nos formando e nos ensinando um jeito bonito de viver porque nascemos pra dar certo!

           Crescer envolve avançar em direção às boas atitudes. É como colocar sementes na terra para germinar. Exige cuidado na escolha das sementes, terra bem preparada, um olhar atento e uma coragem paciente para sustentar a espera desse desenvolvimento.

          A terra dos nossos dias pode receber boas sementes. À medida que desenvolvermos o que aprendemos, escutamos e acreditamos, encontramos algo que cresce, e ali não haverá mais uma semente, mas algo que desabrocha com duas folhas, depois com quatro, depois com mais folhas e provavelmente se tornará uma grande planta, conforme nossas esperanças.

         Sementes crescem em nós, silenciosamente, se permitirmos que sejam semeadas e possam ter o tempo necessário para germinar, crescer e florir. “Não impeçamos este nascimento! Há uma infinidade de sementes esperando pelo direito de nascer”. 
(Pe. Fábio de Melo).
         E aí já não somos mais os mesmos. Amadurecemos em nossas decisões tomadas com sabedoria e responsabilidade, ajustamos nossas atitudes na verdade e no amor e as inadequações da vida já não nos deixam prostrados por terra.

         Compreendemos que amar não significa aprisionar alguém, que cuidado é algo que faz bem ao coração, que defeitos todos temos, que dar uma nova chance é tão fraterno e humano, que agradecer os pequenos gestos de amor é muito elegante, que pegar uma criança no colo é encher-se de esperança, que ensinar uma criança a 
 no colo é encher-se de esperança, que ensinar uma criança a andar nos caminhos de Deus é uma atitude nobre.

 Vivamos como Jesus que passou por este mundo semeando palavras de vida.   
 Assim, aos poucos, compreenderemos que “plantar o próprio jardim, embelezar a alma, em vez de esperar que alguém nos traga flores” é o segredo daqueles que entenderam que podem ser jardineiros da própria vida.
         
 Ir. Deuceli Kwiatkowski

quarta-feira, 18 de abril de 2018

A Luz de Deus




A Luz de Deus


Existe uma luz que nos atinge 
De forma precisa
Na justa medida 
Das nossas vidas

Tem o calor do fogo Tem a paz das calmarias
É conhecida pelo sol em cada amanhecer
É reconhecida pela lua no anoitecer
É a luz da vida

Está pelas cidades Em todos os lugares
Dentro dos lares Na forma de energia
Irradia o calor humano
Aquecendo o coração

Transforma a tristeza Multiplica a alegria
Colore a felicidade Numa cor nunca vista
Na paleta das cores dos homens

Sua luz é imensidão no mundo
É o amor vivo nos corações
Das pessoas que vivem dessa luz
Santa vida iluminada
Brilho intenso na nossa caminhada
Vem pela palavra sob forma de oração

A luz que eu preciso
Para viver em comunhão
Com Cristo e com Deus
Na minha vida De pecado e ilusão
Vejo habitar no meu interior
A iluminação sagrada
Transformadora do mal em bem
E isso é o bastante.

                                                                                           Leon Danon


segunda-feira, 16 de abril de 2018

A Paz do Ressuscitado



 A paz do Ressuscitado está entre nós

Temos a paz do Ressuscitado para enfrentarmos todas 
as situações atribuladas e difíceis da vida

“Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: ‘A paz esteja convosco!’” (Lucas 24,36).
O grande dom do Ressuscitado no meio de nós chama-se “paz”. A paz que vem de Deus cura os nossos medos, as nossas inquietações e vence toda a ansiedade do nosso coração. Precisamos da paz que vem de Deus, é por isso que Ele nos dá a paz.
A paz não é apenas uma saudação: “A paz esteja contigo”; a paz é um dom, é aquilo que vem do mais profundo do coração de Deus. Quem está em Deus, vive em paz.
Talvez você possa pensar: “Como vou ter paz em meio a tantas chateações, problemas, dificuldades, tormentos, situações dolorosas, enfermidades, dificuldades?” Poderíamos enumerar tantas coisas negativas, mas no meio de tantas coisas obscuras da vida, a luz de Deus traz paz para enfrentarmos as adversidades que estão na nossa frente.
A questão é que nos deixamos perturbar, deixamos os problemas falarem mais alto, as situações obscuras tomarem conta dos nossos sentimentos, porém, precisamos da paz de Jesus para enfrentarmos todas as situações da vida.
Só somos derrotados pelas situações emblemáticas da vida, porque nos deparamos diante dessas circunstâncias com agressividade e não com a paz que é necessária para enfrentá-las. Às vezes, somos agressivos, nos agitamos, nos perturbamos, nos desesperamos.
O desespero é perder a esperança, e, quem não tem esperança, não tem paz. A nossa esperança está n’Ele. Uma vez que Jesus é a nossa esperança, Ele acalenta, acalma e silencia o nosso coração. Ele coloca ordem nas coisas que estão bagunçadas dentro de nós para que, movidos pela paz, instruídos e plenos da paz, tenhamos a serenidade para enfrentar as dificuldades e tormentos da nossa vida.
Pode ser que os tormentos da nossa vida até aumentem, alguns até dizem: “Deus está me castigando”. Entretanto, Deus está nos abençoando, pois, temos a paz do Ressuscitado para enfrentarmos todas as situações atribuladas e difíceis da vida.
Que a paz do Ressuscitado esteja em nós para que, semeemos a paz e sejamos cheios da paz que transforma o nosso coração e a nossa vida.
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo


segunda-feira, 12 de março de 2018

Para a Quaresma




Para a Quaresma o Papa Francisco propõe 15 simples atos de caridade que ele mencionou como manifestações concretas de amor:
1.    Sorrir, um cristão é sempre alegre!
2. Agradecer (embora não “precise” fazê-lo).
3. Lembrar ao outro o quanto você o ama.
4. Cumprimentar com alegria as pessoas que você vê todos os dias.
5. Ouvir a história do outro, sem julgamento, com amor.
6. Parar para ajudar. Estar atento a quem precisa de você.
7. Animar a alguém.
8. Reconhecer os sucessos e qualidades do outro.
9. Separar o que você não usa e dar a quem precisa.
10. Ajudar a alguém para que êle possa descansar.
11. Corrigir com amor; não calar por medo.
12. Ter delicadezas com os que estão perto de você.
13. Limpar o que sujou, em casa.
14. Ajudar os outros a superar os obstáculos.
15. Telefonar para seus pais.
2.    O MELHOR JEJUM
• Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas.
• Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão.
• Jejum de raiva e encher-se com mansidão e paciência.
• Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo.
•Jejum de preocupações e encher-se de confiança em Deus.
• Jejum de queixas e encher-se com as coisas simples da vida.
• Jejum de tensões e encher-se com orações.
• Jejum de amargura e tristeza e encher o coração de alegria.
• Jejum de egoísmo e encher-se com compaixão pelos outros.
• Jejum de falta de perdão e encher-se de reconciliação.
• Jejum de palavras e encher-se de silêncio para ouvir os outros.


domingo, 11 de março de 2018

A caminho do coração



A caminho do Coração
Oração é encontro com o Deus Uno e trino, envolto em mistério, que habita em luz inacessível. Oração é ter a certeza de encontrar a mim mesmo e ao Deus que me conhece e que mesmo assim insiste em continuar me amando, apesar de…
Desse jeito o silêncio pode, e muito, contribuir para a oração como encontro: com Deus e comigo mesmo. Ao colocar-me na presença de Deus sem palavras posso ficar atento aos pensamentos que brotam em minha mente. E desta forma ser confrontado pelas realidades que muitas das vezes ocultam-se por detrás dos mesmos. No âmago dos meus pensamentos pode estar a revelação dos “demônios” que afligem a alma.

A partir disso posso me colocar na presença do Deus que já me conhece, me acolhe como estou e me ama como sou. Apresento a ele meus anseios e assim a oração passar a ser um encontro comigo nos lugares mais obscuros de minha existência humana e com o Deus que é luz e que a todos ilumina.

Não existe pensamento mais libertador do que este: que posso ser eu mesmo, sem máscaras e desprovido de fobias diante de Deus. Com Deus tenho completo espaço de ser aquilo que sou e não o que as expectativas e exigências dos outros esperam de mim.
Quem sou verdadeiramente já não é mais definido por circunstâncias externas, mas, pela imagem original que Deus tem de mim: sou um filho de sua graça, intensamente amado por Ele. E isso me basta.
Diante de Deus, nós nos tornamos o que somos, nós nos tornamos como Deus nos criou. Nós entramos em nós mesmos, nós nos conhecemos. Conhecer-se, encontrar-se a si mesmo, é a condição para conhecer Deus e encontrá-lo.
Diante de Deus, nós nos tornamos o que somos, nós nos tornamos como Deus nos criou. Nós entramos em nós mesmos, nós nos conhecemos. Conhecer-se, encontrar-se a si mesmo, é a condição para conhecer Deus e encontrá-lo.
Que o Espírito Santo nos guie e ilumine a caminho do coração a fim de que possamos nos encontrar e conhecer cada dia mais, o Coração Misericordioso de nosso Criador e Senhor.
Autor desconhecido

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

A importância do horizonte



A importância do horizonte

Certa vez, uma pessoa chegou no céu e queria falar com Deus,
 porque segundo o seu ponto de vista,
havia uma coisa na criação que não tinha nenhum sentido.
Deus o atendeu de imediato
curioso por saber qual era a falha na criação.
- Senhor Deus, sua criação é muito bonita,
 muito funcional, cada coisa tem sua razão de ser,
mas no meu ponto de vista tem uma coisa que não serve para nada,
disse aquela pessoa para Deus.

- E que coisa é essa que não serve para nada?
 -  Perguntou Deus.

- É o horizonte. Para que serve o horizonte?
Se eu caminho um passo em direção ao horizonte,
ele se afasta um passo de mim.
 Se caminho dez passos ele se afasta outros dez passos.
Se caminho quilômetros em direção ao horizonte,
ele se afasta os mesmos quilômetros de mim.
Isso não tem sentido. O horizonte não serve para nada.

Deus olhou para aquela pessoa, sorriu e disse:
- É justamente para isso que serve o horizonte:
 para fazer a pessoa caminhar!
Autor desconhecido


A humanidade é o centro da Criação





A humanidade é o centro da Criação

A primeira narrativa da criação apresenta as águas disformes, desordenadas como caos -  desordem e ausência de vida.

A segunda narrativa apresenta como início da criação a água.
A grande bênção inicial é, portanto, a água.

Então, Deus modelou o ser humano com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente. Criou-o à sua “imagem e semelhança”.

Deus criou a terra para que o homem usufrua dela e possua vida plena. A única condição imposta que ele fosse submisso a Deus: - obedecer ao seu projeto de vida e fraternidade, e não querer decidir por si mesmo o que é bem e o mal.

A origem do mal é a pretensão de ser como Deus, usurpando, tirando o lugar do Deus verdadeiro para tornar-se independente, auto-suficiente, isto é um falso deus. A auto-suficiência é a mãe de todos os males, que são apenas conseqüência dela.

Deus que é um Pai misericordioso, não abandonou o ser humano depois que rompeu o seu Projeto de amor... Enviou seu Filho Jesus para nos revelar, para nos dizer, para nos ensinar quem é o Pai.

Para aprender quem é o Pai é preciso matricular-se na escola de seu filho Jesus. E aí junto dele, na intimidade de nossa oração, que ele vai nos revelar
na realidade quem somos nós, como filhos amados e vocacionados a amar.

É no amor que somos, ou não, parecidos” com Deus... é nesse sentido que se diz que o ser humano é “imagem e semelhança de Deus”.

Peçamos a Jesus que nos receba em sua escola e nos torne cada dia mais parecidos com Deus, no amor às pessoas que cruzam por nossos caminhos.

    Desconheço o autor