sexta-feira, 28 de abril de 2017

A morada do Amor


    A morada do Amor
                                                                                                                                                
              O fundamento de nossa vida é o amor criador de Deus – Pai, Filho e Espírito Santo! O ser humano é criado “imagem e semelhança” de Deus. Ele escolheu o coração da pessoa para instalar a Sua “Tenda”. A pessoa é templo vivo da Trindade. Esta verdade revelada chama e convoca a pessoa para ser alguém que irradia alegria, brilho, esperança, confiança e felicidade na convivência fraterna e na missão.

    Todos/as nós somos um sonho de amor de Deus... Somos criados/as para Deus e só no louvor e reverência, no serviço e no amor d’Ele encontraremos a salvação, isto é a plena realização.

      O Amor, essência de Deus, é também essência do ser humano, criado à Sua imagem. Quando amamos não é necessário dizer que Deus está em nosso coração porque, de uma maneira melhor, estamos no coração de Deus, participamos do próprio dom de seu Amor.

     “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5, 5).

    O amor de Deus é criador... O amor, somente o amor, pode justificar nossa existência. Ser amada/o torna a vida preciosa. O que todo o ser humano deseja, o que ele mais necessita, é ser aceito e amado por Deus. Seu amor é incondicional. Deus não nos ama por nenhuma de nossas qualidades ou atividades. Ele nos aceita assim como somos, para além das realidades.
·     Quem sou eu realmente?
·     Onde estou investindo minhas energias e criatividade?
·      Qual é o tesouro da minha vida?
·      O que dá sentido à minha existência e é capaz de plenificar meu coração?

     Somos como diz São Paulo“ um tesouro em vasos de barro”. É justamente em nosso cascalho interior que podemos encontrar o “tesouro”, a “pérola” preciosa; é exatamente aqui que alcançamos a nossa verdadeira identidade...

O que o texto diz a você? Dialogue com a Palavra neste momento e procure escutar a voz de Deus por meio dela. Leia novamente o texto e deixe-se tocar por ele. Depois, silencie o coração, para compreender e escutar a voz do Senhor. Não o perca de vista - Escute-O!...

    Textos:
·     Eclo 17, 1 – 12 ... “Pôs o seu olhar sobe os seus corações...”
·     2 Cor 4, 6 – 7  ... “ Das trevas brilhe a luz em vossos corações...”

              Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ     

quinta-feira, 27 de abril de 2017

No coração da Trindade

 No coração da Trindade


                             
    
Preparar o “espaço sagrado” - Prepare o seu coração para o encontro com a Trindade... Procure um lugar tranqüilo. Aquiete seu coração... sua mente...  sua vontade... Respire lenta e profundamente algumas vezes. Invoque o Espírito Santo para que ele ilumine e conduza este momento de oração.

Graça a pedir: - Grande ânimo e generosidade para com meu Criador e Senhor oferecendo-lhe todo meu querer e liberdade.
           
Ele nos abençoou com toda bênção espiritual,  no céu, em Cristo”   ( Ef  1, 3 ).
         Quem és Tu, Senhor? Quem é Deus?
Deixe que Deus se  apresente...Deus mostra-se  ou revela-se através daquilo que  faz e principalmente como faz... Ao contemplar o modo de agir  de Deus logo aparece o AMOR , que expressa justamente quem é Deus, segundo São João... Deus é  amor! Deus é Fonte da Vida!  Ele é a grande bênção original... O Amor faz existir!...

“Com amor eterno eu te amei” ( Jr 31, 3).  O nosso Deus é o Deus da VIDA, Ele ama a VIDA, Ele quer VIDA. Ele é a FONTE geradora  e conservadora da VIDA: “Pois em vós está a Fonte da Vida”  ( Sl 36, 10 ).

          O coração amoroso e paternal de Deus revelou-se na história de Israel. Este AMOR se encarnou e acampou no meio de nós, em Jesus de Nazaré. Eis como este amor aparece: fiel, incondicional, primeiro; providencial, sensível, palpável, libertador; paternal, vivificador, regenerador: preferencial em relação aos pobres, aos pequenos e abandonados.

       de Deus Pai: Criador... Daí a nossa vocação de sermos “criadores” e não uma xerox qualquer na nossa  construção e na do mundo.
       de Deus Filho:  Libertador. Daí a nossa vocação de relacionar-nos com o Pai com liberdade de filhos e de relacionar-nos com as pessoas, como irmãos, como irmãs, deixando no mundo um rastro de vida, de fraternidade e de libertação de todas as escravidões.
       de Deus Espírito Santo.  Nosso Deus trabalha em nós comunitariamente, sendo que o Espírito Santo é quem nos ajuda a realizar o nosso grande “projeto”: ser santo, ser santa = “ser imagem e semelhança”.
        
Se não prestarmos atenção ao que Deus nos fala de si mesmo, vamos criando  imagens de um Deus desencarnado, ausente na história, distante, desinteressado, policial.
Deus é fonte de bênçãos... O texto de São Paulo ( Ef 1, 3 – 14 ), expressa um louvor transbordante que celebra a expansão das bênçãos de Deus...
A bênção de Deus, a sua graça, ritmada pelos “em Cristo” e “nele” consiste:

Ø na eleição ( 4 – 5 ):  nos escolheu para ser santos;
Ø na filiação ( 5 ): nos fez filhos adotivos;
Ø na libertação ( 6 –7):  por seu sangue somos libertados;
Ø na recapitulação ( 8-10):  nos reuniu sob Cristo;
Ø na herança ( 11-12):  nos faz participar da sua glória;
Ø no dom do Espírito ( 13-15): somos marcados com o sinal do Espírito.

vela-cas-3          Este Hino de Louvor que canta as bênçãos de Deus em Jesus Cristo faz referência à comunidade dos cristãos, objeto do amor e da benevolência ( 5-6 ) de Deus. Cada ser em particular, você também é objeto deste grande amor e participa das bênçãos de Deus em Jesus Cristo. Sou amado/a por Deus. Sou fruto deste amor. E Deus revela este amor por mim para que eu seja sinal deste amor para as pessoas especialmente aos mais pequeninos. Deus revela o seu amor por mim para que eu me deixe  inspirar pelo modo de amar de Deus.

Textos iluminativos: 
            Ef  1, 3 – 14    ............   Ele nos escolheu em Cristo antes da criação...
            Is  45, 1 – 13   ...........   Vou lhe entregar os tesouros escondidos e  ..

          Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ




quinta-feira, 23 de março de 2017

São José dormindo


São José dormindo


A imagem de devoção do Papa Francisco.
“Quando eu tenho um problema
 ou uma dificuldade, 
eu escrevo em um papelzinho e
coloco embaixo de São José
 para que ele
sonhe sobre isso”.
 (Tenha você também esta imagem em sua companhia).

domingo, 5 de março de 2017

Investimento



Investimento
Preparemos nossa Páscoa, vivendo em profundidade o tempo da quaresma. Viver a Quaresma, longe de ser uma passiva espera, é algo que nos compromete seriamente. É conceder espeço sempre maior a Deus em nosso quotidiano, em nossa vida.
         Tempos atrás ao entrar numa capela, um letreiro chamou-me atenção: “foi a sede de Deus que me trouxe aqui”.
         Ter sede de Deus é uma graça, um dom, presente do céu. O salmista afirma: “Bem-aventurados aqueles que têm paladar para as coisas de Deus”.
         Amar é dar espaço para alguém. Quem ama pensa na pessoa amada. Quem ama investe tempo, atenção e simpatia, liberando o melhor de si mesmo para fazer feliz um irmão de caminhada.
         Deus Pai investiu o que de melhor possuía parta nos redimir: seu próprio filho.
         Jesus, o enviado do Pai, comprometeu-se conosco, investindo sua vida, paixão, morte e ressurreição para indicar-nos o verdadeiro caminho da felicidade, da paz, da libertação.
         Diante do deus-conforto, diante do ídolo-dinheiro, diante da deusa-máquina, milhares de homens dobram o joelho, erguendo altares de adoração e incenso. São felizes? Parece que não...
         O que mais procuram foge-lhes: a felicidade, a paz. Do que mais necessitam, foi marginalizado: - DEUS.
         Felizes todos aqueles que se dirigem à Fonte onde jorram as águas que matam a nossa sede de eternidade.
                                                  Pe. Roque Schneider, SJ


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Memória dos dons recebidos



A Memória - Os dons recebidos de Deus

         Nesse momento, crie um espaço no seu interior e sinta-se repousando em Deus Trindade. Este Deus está sempre de braços abertos para a(o) acolher. Aquiete seu coração e sua mente. Respire algumas vezes lenta e profundamente. Invoque o Espírito Santo para que ele ilumine e conduza este momento de oração.
           
            A graça a ser alcançada é um conhecimento íntimo dos benefícios que recebi de Deus, a fim de que reconhecendo-os internamente, possa amá-lo e servi-lo em tudo.

Este primeiro passo está intimamente relacionado com a 1ª Semana dos Exercícios... Fala das bênçãos e prodigalidades divinas: a Criação, a Redenção, o que Deus fez por mim, o que ele me deu, o seu grande desejo de dar-se a si próprio.

Tome este tempo para louvar a Deus pelas inúmeras maravilhas que Ele fez e faz em você. Como um filme repasse agora todos os benefícios que Deus lhe concedeu durante toda a vida.

Trazer á memória todos os dons recebidos como: a Criação, a Redenção, os dons particulares: vida, família, amigos, acontecimentos, experiências... Recordando com muito afeto quanto Deus nosso Senhor fez por mim, : recordar as pessoas que me ajudaram a encontrar Deus; os acontecimentos que me revelaram Deus; alguns lugares, paisagens que me falaram de Deus; algumas experiências que me fizeram sentir Deus em meu coração.

Recorde algum acontecimento ou fato ao qual você fez ou está fazendo uma leitura de fé. Ou seja, como você tem percebido, neste acontecimento ou neste fato, uma mensagem de Deus para você?  O que você tem aprendido para a vida? Agradeça a Deus!

Precisamos “levantar os olhos das pedras do caminho” e apreciar a “chuva de graças”! São como raios que nos unem mais ao sol; como águas que nos vêm da fonte limpa.
            Considerar de minha parte o que devo oferecer e dar a sua divina Majestade, meus bens e a mim mesmo/a, como presente, com toda afeição. Deste conhecimento interno de tanto bem recebido, surgirá, “com toda a afeição”, o oferecimento de mim mesmo/a

Agradecer a Deus. Com Maria repetir seu canto: o  ”Magnificat”.
“Suscipe”: dizer a Deus que tudo o que é meu é dele.
Aprender com ele a amar os irmãos, sem buscar meu interesse, “amando primeiro” como Cristo.
Colocar à disposição dos outros os dons recebidos ( 1 Pd 4, 10 ).
            Quando alguém guarda uma profunda mágoa por seu passado, ou nunca experimentou a gratuidade do amor humano, ou tem algum problema de aceitação de si mesmo/a, dificilmente vai poder agradecer os benefícios recebidos.

Texto iluminativo:
Sl 102/103  ...........................   Hino ao Criador



terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O orvalho da alegria



Orvalho da alegria

Quando você estiver triste e nada mais restar em seu coração
Me dê a mão e vamos caminhar.
Um jardim especial eu vou lhe mostrar,
Caminhe comigo, erga a fronte,
Levante a cabeça,
Verá o horizonte,
A vida é bela,
Não se esqueça!
Se os pés doem, as pedras machucam,
Troque os sapatos,
Os fortes não desistem,
Buscam alternativas,
Sempre lutam!
Caminhe comigo, respire fundo,
Sinta o cheirinho bom do mato,
Confie no mundo!
Venha, você é meu amigo!
A amizade encoraja!
Amigo querido!
A caminhada é longa,
Mas você não está sozinho,
O jardim será seu refúgio,
Seu abrigo...
Venha comigo!


Autor desconhecido

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Preparai os caminhos do Senhor


“Preparai os caminhos do Senhor”
       
     O advento nos prepara para acolher o Senhor que sempre vem, manifestando-se a nós. Advento é tempo especial de escuta, de atenção, de “gravidez” da Palavra: que o Verbo se faça carne em nós.
       A mística do Advento nos move também a cultivar uma atitude nova diante da realidade humana e cósmica, intensifica os nossos desejos de felicidade plena, de relações fraternas verdadeiras e duradouras, e fortalece a nossa vocação de testemunhas da Esperança.

       O Tempo do Advento, que agora iniciamos, é justamente marcado pela virtude da esperança, que somos chamados a testemunhar e oferecer ao nosso mundo cansado, pois só em Jesus Cristo, única esperança, encontrará seu sentido e realização a vida humana.
       Torna-se vazia uma festa sem a presença daquele que é o coração da história humana, nosso Senhor Jesus Cristo.
       SenhorAlguns personagens bíblicos poderão nos ajudar a alimentar nosso sonho de fraternidade, de paz e esperança! Isaías, João Batista, Maria e José.

Isaías:
- Na primeira semana vamos aderir à proposta de Isaías (profeta) – Vigia, sentinela.
Um texto de Isaías nos diz:
“Eu te estabeleci vigia.
 Teu lugar é no alto da muralha:
      Para acordar aqueles que dormem.
      Para desvendar os sinais Daquele que há muito espera” (Is 62, 6).

 “Passai, passai pelas portas, preparai o caminho ao povo, abri, abri a estrada, retirai dela as pedras”!..
(Is 62, 10)
Quais são as pedras a serem retiradas?

      Todas aquelas pedras ligadas ao “Clubinho do PC, que me impedem de trilhar o caminho da vida, da luz, do bem, do Projeto de Deus.
CP = Orgulho, avareza, ira, inveja, luxuria, gula, preguiça.
       Talvez um contato maior com o “Clubinho do PC”... possa me fazer enxergar as capas que carrego... Você já ouviu falar dele, de sua atuação em nós?
       Eu, você, nós fazemos parte integrante deste Clube e não podemos ignorar: “Pecados Capitais”.  Pecado capital significa “pecados de cabeça”, “pecados de fonte”, isto é, onde se originam todos os outros.
         O Advento é um tempo de alegria, esperança, vigilância e conversão. O Advento é marcado pela atitude de “espera vigilante”, para que possamos captar todos os sinais que Deus vai nos revelando...

      Sinais: - Haverá sinais... (Lc 21, 25 ss).
       Podemos de propósito, não ver os sinais, mas não enxergar... não ouvir, mas não escutar, certos apelos, seja por preguiça, seja por falta de atenção. Os sinais só são vistos por aqueles que sabem olhar. Jesus convida a estar atento/a aos SINAIS DA PRESENÇA DE DEUS.

Lenvante a cabeça:  - Se ficamos em nosso canto, cultivando todo o tipo de preocupação, fechados/as em nosso ego, mesmo que Deus nos dê diferentes sinais, nós não enxergamos, nós não escutamos...
Fique acordado/a: - Os que dormem não ouvem, não escutam, não compreendem nada... Batemos à sua porta, mas não se levantam... Ora todos os dias, Deus está à nossa porta...
O Sinal de Deus: - O grande Sinal de Deus é JESUS.  Através de tudo o
 que Ele diz e faz, Ele mostra “Quem” é Deus, “como” se pode encontrá-lo e escutá-lo.
Supliquemos ao Espírito Santo que nos ajude a perceber os sinais de Deus em nossa vida e a nossa volta, nos dê força para vencer todas as tentações, e também nos conduza através do caminho de salvação.

   Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ