quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Um pouco de argila


              Um pouco de argila

“ Então Javé Deus modelou o homem com a argila do solo,
soprou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem
tornou-se um ser vivente” (Gn 2, 7).

O ser humano não tem em si mesmo a sua origem e o seu sentido: “é criado para...”  A nossa origem e o nosso fim estão em Deus, nosso Criador e Senhor. Somos como a “argila” nas mãos do oleiro...
 “Deus é o Oleiro”... Cria e recria constantemente... Estou em suas mãos... Ele me modela... Sou sua obra... Deus tem paciência comigo...
Estou em suas mãos como o barro nas mãos do Oleiro... Deus me conhece intimamente... Me compreende e me perdoa... Me ama... Me aceita assim como sou e não como gostaria de ser...
         O caminho para Deus passa pelo encontro comigo mesma/o pela descida para dentro da minha realidade, da “câmara do tesouro”.
 É o Espírito de Deus que nos recria. O AMOR é a força propulsora, criadora, dinamizadora de toda a ação humana.
O termo “húmus” vem do latim significa a terra ou o solo.; o ser humano é um pouco de barro, de pó, de terra. que Deus abençoou, beijou e soprou nele a vida.
Todos surgimos deste fecundo húmus, onde “humildemente” acolhemos o dom da vida, onde toda existência funda suas raízes que a nutrem e se faz “humilde” e verdadeiramente “humana”.
Nós somos o solo, o húmus, onde o Deus-semente pode germinar, criar raízes e florir. Só admitindo nossa própria fragilidade e limite e descendo ao fundo de nossa realidade, podemos retornar transformados e com abundantes riquezas descobertas no garimpo do nosso coração.
O caminho de descida ao nosso próprio “húmus”, à nossa própria condição terrena onde Deus plantou sua tenda, nos revela quem realmente somos, nos preserva de considerarmos como “deuses” e nos liberta do orgulho e do auto-centramento que nos destroem.
À medida que, verdadeira e completamente, nos aceitamos e nos acolhemos como húmus, mergulhamos na graça de Deus, pois ela já fala dentro de nós desde nosso nascimento.
 A grande força vital da vida humana é o AMOR. Com ele vencemos todas as dificuldades.  O nosso dia a dia exige uma constante vivência dessa força – o AMOR. Amar é hospedar o outro no coração...
Textos:  -
   Ef 1, 3 – 20 ....  “ Ele nos escolheu em Cristo desde antes ... “
   -   Sl 138/139 .....   “Penetras as minhas intenções desde a raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário