Espera Vigilante
Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. Advento é uma palavra latina que deriva de advir e que significa chegada, vinda, começo. É o tempo de espera e preparação para a festa maior da cristandade: a comemoração do nascimento do grande Redentor da humanidade . É tempo de espera d’Aquele que há de vir.
O Advento é um tempo de alegria, esperança, vigilância e conversão. O Advento é marcado pela atitude de “espera vigilante”, para que possamos captar todos os sinais que Deus vai nos revelando..
A “vigilância” é o convite a estarmos preparadas (os) para acolher Jesus Cristo a qualquer momento e responder ao seu Projeto de diversas formas, conforme é solicitado.
O verdadeiro espírito de Natal traz sentimentos: como a fraternidade, o amor, a compaixão, a solidariedade, a simplicidade, e não acontece nas cores e brilhos externos, mas no interior de cada um, de cada uma.
Luzes, enfeites, presentes, mesa farta, festas, Papai Noel, o Natal de hoje se transformou num grande evento e, como as outras festas religiosas e tradicionais, tem cada vez mais se distanciado do seu verdadeiro significado. O que se vê é o materialismo e o consumismo tirando cada vez mais espaço da essência das festas anuais.
O Advento prepara-nos para a luz e alegria do Natal – Deus no meio de nós.. Um fio condutor: presença de Deus.
As figuras do advento, presente nas leituras bíblicas, são: o profeta Isaías, João Batista, Maria e José.
a) ISAÍAS:
É o profeta da esperança para o povo de Deus. É o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança.
Deus quer nos modelar (Isaías 63,16-17.19; 64,2-7).
"O Deus que cuida de nós como oleiro. O profeta diz que Deus é um oleiro. O vaso que não permite ser modelado, infelizmente, tem que ser jogado fora. A palavra "barro", "oleiro" e "obra" estão no singular, porque Deus quer trabalhar com cada um pessoalmente".
b) JOÃO BATISTA
É o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d’Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (cf. Lc 7, 26 – 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s).
João Batista é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a serem profetas e as próprias profecias do reino, bem como as vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez as pessoas a se despertarem do torpor do pecado.
c) MARIA, A MÃE DE JESUS
Não há melhor maneira de se viver o Advento que unindo-se a Maria como mãe, grávida de Jesus, esperando o seu nascimento. Assim como Deus precisou do "sim" de Maria, hoje, Ele também precisa do nosso "sim" para poder nascer e se manifestar no mundo; assim como Maria se "preparou" para o nascimento de Jesus, a começar pele renúncia e mudança de seus planos pessoais para sua vida inteira, nós precisamos nos preparar para vivenciar o Seu nascimento em nós mesmos e no mundo,
d) JOSÉ, ESPOSO DE MARIA
Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi".José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.
“Iniciemos nossa caminhada em preparação do Natal dispostos a nos deixar moldar por Deus como o barro nas mãos do oleiro... A liturgia nos faz forte apelo à vigilância, convida-nos a estar acordados e atentos, pois o Senhor vem nos visitar. Abramos a mente e o coração para acolher a graça e a paz que vêm da parte de Deus”!..
Nenhum comentário:
Postar um comentário