terça-feira, 30 de dezembro de 2014





Feliz Ano Novo!

Mais uma etapa concluída, mais um ano que passou!
Que você tenha conseguido
aproveitar tudo de bom que Deus lhe ofereceu.

Desejo na paz de Deus
que você possa sempre
encontrar o seu caminho e que
este caminho seja trilhado com muita fé,
para que cada vez mais você possa acreditar 
nesse sentimento capaz de transpor obstáculos e ser feliz.

Coragem para assumir e enfrentar as dificuldades, 
perseverança para que jamais desista
ou desanime dos seus sonhos,
esperança para que a cada novo dia
possa a ver novos horizontes.

Que as mãos de Deus guiem sua vida 
para que essa transporte em paz, 
harmonia, saúde e alegria!...

É tudo que lhe desejo neste ano que está começando.

Você é especial! Feliz Ano Novo!

Desconheço o autor

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Espera viglante


Espera Vigilante
Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. Advento é uma palavra latina que deriva de advir e que significa chegada, vinda, começo. É o tempo de espera e preparação para a festa maior da cristandade: a comemoração do nascimento do grande Redentor da humanidade . É tempo de espera d’Aquele que há de vir.
            O Advento é um tempo de alegria, esperança, vigilância e conversão. O Advento é marcado pela atitude de “espera vigilante”, para que possamos captar todos os sinais que Deus vai nos revelando..
            A “vigilância” é o convite a estarmos preparadas (os) para acolher Jesus Cristo a qualquer momento e responder ao seu Projeto de diversas formas, conforme é solicitado.
               O verdadeiro espírito de Natal traz sentimentos: como a fraternidade, o amor, a compaixão, a solidariedade, a simplicidade, e não acontece nas cores e brilhos externos, mas no interior de cada um, de cada uma.
              Luzes, enfeites, presentes, mesa farta, festas, Papai Noel, o Natal de hoje se transformou num grande evento e, como as outras festas religiosas e tradicionais, tem cada vez mais se distanciado do seu verdadeiro significado. O que se vê é o materialismo e o consumismo tirando cada vez mais espaço da essência das festas anuais.
       O Advento prepara-nos para a luz e alegria do Natal – Deus no meio de nós.. Um fio condutor: presença de Deus.
As figuras do advento, presente nas leituras bíblicas, são: o profeta Isaías, João Batista, Maria e José.
a) ISAÍAS: 
           É o profeta da esperança para o povo de Deus. É o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. 
               Deus quer nos modelar (Isaías 63,16-17.19; 64,2-7).
              "O Deus que cuida de nós como oleiro. O profeta diz que Deus é um oleiro. O vaso que não permite ser modelado, infelizmente, tem que ser jogado fora. A palavra "barro", "oleiro" e "obra" estão no singular, porque Deus quer trabalhar com cada um pessoalmente". 

b) JOÃO BATISTA 
               É o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d’Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (cf. Lc 7, 26 – 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s).
              A figura de João Batista ao ser o precursor do Senhor e apontá-lo como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento; por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em especial no segundo e no terceiro domingo.
          João Batista é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a serem profetas e as próprias profecias do reino, bem como as vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez as pessoas a se despertarem do torpor do pecado.

c) MARIA, A MÃE DE JESUS
                 Não há melhor maneira de se viver o Advento que unindo-se a Maria como mãe, grávida de Jesus, esperando o seu nascimento. Assim como Deus precisou do "sim" de Maria, hoje, Ele também precisa do nosso "sim" para poder nascer e se manifestar no mundo; assim como Maria se "preparou" para o nascimento de Jesus, a começar pele renúncia e mudança de seus planos pessoais para sua vida inteira, nós precisamos nos preparar para vivenciar o Seu nascimento em nós mesmos e no mundo,

d) JOSÉ, ESPOSO DE MARIA
               Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi".José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.

            “Iniciemos nossa caminhada em preparação do Natal dispostos a nos deixar moldar por Deus como o barro nas mãos do oleiro... A liturgia nos faz forte apelo à vigilância, convida-nos a estar acordados e atentos, pois o Senhor vem nos visitar. Abramos a mente e o coração para acolher a graça e a paz que vêm da parte de Deus”!..
(Fontes diversas Internet)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O que Deus me pede




O que Deus me pede

Entregar no dia-a-dia
seu ser pecador
nos braços ternos do Deus Trindade
que me acompanha,
acolhe,
 perdoa e guia. 
Quero me deixar conduzir pelo seu amor
desde o sol nascer
até o dia declinar. 
Desejo que cada passo meu seja dado
no seguimento de Jesus,
peregrinando sempre com o peregrino Jesus.
Quem sou eu para você?
Eis a tua pergunta em cada etapa da vida.
Qual o sentido da cruz?
Símbolo do amor sem limites!
Amor que não foge,
não desanima,
 não pára
nem se deixa vencer. 
Amor que dá a vida,
amor comunhão,
presença amiga que faz vencer a tristeza,
enfrentar a injustiça
e transfigurar a morte...
Acredita em mim!
Segue-me!


Manuel Eduardo Iglesias, SJ