sábado, 9 de maio de 2015

Olhar por dentro e escutar


Olhar por dentro e escutar
        
Preparar o seu santuário interior:
       Procure um lugar que favoreça o seu encontro com o Deus da Vida. Peça a Jesus “Luz do mundo” , que o/a fazer o mergulho interior... Pacifique sua mente e seu coração para este encontro consigo mesmo e com o Senhor. Invoque o Espírito Santo para que ele ilumine e conduza sua experiência de oração.

Pedido da graça:
Que o Senhor ajude a olhar a si mesmo/a e as outras  pessoas por dentro; que Ele nos ensine a escuta silenciosa, a escuta não verbal, que capta nas entrelinhas, os gestos e o modo de agir dos irmãos ao nosso lado.

         Texto que podem ajudar:
  • Marcos 8, 22-26: O cego de Betsaida.
  • Marcos  7, 31-7: Imediatamente,  os ouvidos do homem se abriram. Vivemos um momento de grande agitação, barulho, correria. Tirar o pé do acelerador ajuda a relaxar um pouco e, como conseqüência, nos permite admirar as paisagens na viagem da vida. Nunca vamos encontrar placas que limitam a nossa velocidade, por isso haverá de ser uma opção livre e pessoal. Conforme aumenta a vertigem nas grandes cidades. Cresce também a aspiração a uma vida mais humana e mais profunda.
            Fazer as coisas o melhor possível, em vez de fazê-las o mais rápido possível. É necessário encontrar o equilíbrio. A velocidade é uma droga do nosso tempo. Aceleramos para evitar pensar sobre questões profundas e porque ser rápido é sinônimo de prestígio na nossa cultura. Então, desacelerar é difícil!

            Ao ser interrogado por um sacerdote, um cego responde: “pelo fato de ser cego, enxergava coisas que nós não enxergávamos”.
            Ao pedir esclarecimento a outro cego, este lhe diz: É muito simples. Vocês enxergam as pessoas e a vida, em geral, “de fora para dentro” e nós as enxergamos ”de dentro para fora”. Entendeu?

            - Quando nós, cegos, nos encontramos com uma pessoa, concentramos nela toda a nossa atenção, como se ela fosse a única coisa que existisse no mundo. Através do seu modo de falar e de respirar, captamos se é triste ou alegre, feliz ou infeliz, aberta ou fechada, etc. E só no final nos perguntamos como essa pessoa será “por fora”. Isso, para nós, quase não tem importância. Porém para vocês, a aparência exterior é, às vezes, o mais importante. Se não vão com a cara dela, a descartam. E vocês perdem o melhor da pessoa, que é o seu “por dentro”... Entendeu agora?

         Agradeço a lição recebida. Ela me serviu para me conhecer melhor e para me relacionar com as pessoas. Serviu-me para conhecer Jesus, não apenas pelas narrativas do evangelho, mas  com aquele conhecimento interno que contempla os sentimentos, atitudes, motivações e seu modo de se relacionar com as pessoas e com o Pai.
            O olhar por dentro é um caminho que ajuda a perdoar. Conhecendo a história das pessoas, é mais fácil a compaixão. O olhar misericordioso é um dom de Deus. É aprender com Jesus; amar é dar atenção, isto é, sair de si mesmo, aproximar-se da pessoa ferida, cuidar dela e comprometer-se a que tenha mais vida. Como podemos cultivar esse olhar profundo e comunicá-lo aos outros? Eis um grande desafio para a nossa sociedade. Em geral usamos como sinônimos os termos ver e olhar... Olhar é mais do que ver, pois transcende os sentidos. Não é nos livros que se aprende esse olhar de cego; é no contato com os outros e com o testemunho de pessoas significativas.

         O que foi dito do olhar aplica-se de modo similar ao “escutar”. Ouvir refere-se mais aos ouvidos. Escutar vai mais longe. Podemos ouvir sem escutar e podemos escutar sem ouvir. É o caso da escuta silêncios, a escuta não verbal que capta as entrelinhas, os gestos e o modo de agir...
Jesus fala: quem tem ouvidos, ouça! Afirma também existir pessoas que têm olhos e não vêem, ouvidos e não ouvem.

            Palavras de Rubem Alves: “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir... Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas, acho que ninguém vai se matricular. Alberto Caeiro diz:” Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma”.
            O silencio interior e a solidão são terrenos sagrados para a contemplação cristã que “olha e escuta” Jesus. Trata-se de um silêncio cheio da Palavra e de uma solidão cheia da Presença de Deus...
  • Você costuma olhar as pessoas por dentro?
  • Sente-se hoje necessidade de pessoas que escutem! Alguém fez a diferença na sua vida por ter escutado você?
Termine a sua oração registrando o que mais afetou você. Agradeça ao Senhor estes momentos passados em sua companhia, na esperança de cada dia dar mais um passo na libertação interior... Reze um Pai-Nosso ou outra oração de sua devoção.

                        Do livro: “Seus olhos se abriram” – Manuel Eduardo Iglesias, SJ

                     ( Reelaborado  por: Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ).


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Ser Luz





Ser Luz

Seja luz que não ofusca,
Seja luz e não farol alto,
Seja lua para iluminar,

Seja luz para o obstáculo tirar.

Seja luz que transmita vida,
Seja luz que reflita paz,
Seja luz que alimenta fé,
Seja luz que esperança traz.

Seja sempre luz desejada,
Seja luz que não se apaga,
Seja luz na escuridão,
Seja luz da multidão.

Seja luz para o próximo que precisa...
Seja luz para tua casa clarear.
Seja luz para teu irmão elevar.
Enfim, seja luz para o Senhor glorificar!...
                                     

                              Desconhecido