quarta-feira, 6 de abril de 2011
Desperta, tu que dormes
Prepare sua “tenda” para o encontro com o Senhor. Pacifique sua mente e seu coração... Respire lenta e profundamente algumas vezes... Invoque o Espírito Santo para que Ele ilumine e conduza seu momento de oração... Faça a oração preparatória....
Peça a graça: - Que o Senhor me ajude a me libertar da minha cegueira e eu possa irradiar a luz de Deus onde quer que eu esteja.
Texto para a oração: Ef 5, 8-14
1. “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor...”
Trevas significa escuridão, ausência de luz... Embora tendo olhos nada se pode enxergar. Faltando luz cambaleamos, tropeçamos, caímos, perdemos o rumo e a direção. Precisamos de luz para nortear a nosso vida. Jesus diz: “ Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas, mas possuirá a luz da vida”(Jo 8,12).
Portanto, Ele é o nosso companheiro de jornada, Ele é o caminho a seguir. Em outra passagem do Evangelho, Jesus diz: “ Vós sois a luz do mundo”(MT 5,14).“Somos filhos da luz. E o fruto da luz chama-se bondade, justiça, verdade”. Estas afirmações nos levam a pensar... Como filho/a da luz, não posso escondê-la; preciso iluminar os caminhos por onde passo com a minha luz, minha verdade, minha justiça, meu modo de ser, de pensar e agir.
Converse com o Senhor, manifeste-lhe o seu desejo de ser luz, de irradiar essa luz da qual você é portador/a, na sua família, no seu trabalho, na sua comunidade., onde quer que você esteja ou atue.
2. “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá “ ( Ef 5, 14 ).
Só é possível perceber a luz quando se está acordado. A pessoa adormecida, anestesiada, acomodada, é aquela que não quer se levantar, que não quer crescer, não quer mudar seus esquemas mentais e não quer se comprometer com nada. Estar acordado/a é trocar o coração de pedra por um coração que não esteja fechado à verdade, centrado em si mesmo. Sua vidinha lhe basta.
A Palavra de Deus é dinâmica, é movimento, é desinstalação, saída de si mesmo/a. Os fatos e as coisas têm a cor da lente através da qual enxergamos. Se eu estou adormecido/a, só verei as coisas que dormem, e só poderei perceber isso quando despertar.
A vida passará ao meu lado sem que a possa sentir, viver... Sem que eu a possa desfrutar de sua beleza como dom precioso do Criador...
Como me libertar, se eu mesmo/a não tomo consciência das cadeias que me prendem ou não aceito fazer mudanças?
Converse com Jesus... peça-lhe força, luz e coragem de se levantar, para se libertar da escravidão de determinados esquemas mentais e sociais que o/a mantêm prisioneiro/a.Convide Jesus para visitar as áreas do seu coração e ir apontado aos poucos tudo aquilo que precisa ir mudando, ir se libertando.
Terminada a oração, reveja brevemente como se saiu nela, perguntando-se:
O que mais me tocou nesta oração?
Que sentimento predominou em mim?
Senti algum apelo, desejo, inspiração?
Tive alguma dificuldade ou resistência?
Termino minha oração, com a certeza de que, ajudada/o pelo Senhor, tudo pode ser reorganizado em minha vida. Peço-lhe que, na força de seu amor, tudo ocupe em mim, o seu devido lugar. “Livra-me, Senhor, de todo o mau caminho! Quero viver, quero sorrir, cantar! Pelos caminhos da eternidade, Senhor, terei toda a felicidade. Renove sua fidelidade a Jesus. Reze um Pai-Nosso ou outra oração que você goste... continue seu dia saboreando o que o Senhor lhe falou no encontro com Ele...
Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ
domingo, 3 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)