domingo, 8 de novembro de 2009

Jesus toma a iniciativa



Preparar a tenda: - Entre no coração da Trindade Santa para fazer a sua oração. Acomode-se... Sinta–se envolto em toda uma atmosfera de paz, ... luz,... harmonia, ...ternura. Sinta o grande amor que Deus tem por você. Respire lenta e profundamente algumas vezes. Tome consciência do ar entrando.. e saindo dos pulmões ...Expresse seu desejo de fome e sede de Deus... Invoque o Espírito Santo para que Ele ilumine e conduza a sua experiência de oração.

Graça a pedir: Que Deus lhe revele toda sua verdade, todos os condicionamentos que o encurvam sobre si mesmo, impedindo de alargar os horizontes e proclamar a glória de Deus.

Imagine Jesus, em dia de sábado, “dia sagrado” para os judeus. Ensinando as pessoas na Sinagoga... a reação, a fúria do chefe da Sinagoga, diante de cura da mulher, realizada por Jesus. Ela não tem nome, não tem identidade, ela simboliza: eu, você, todo o ser humano.

Texto: Lc 13, 10-13 - Leia o texto bem devagar uma, duas ou mais vezes. Permaneça na palavra ou versículo que mais lhe tocou e vai saboreando. Deixe-se tocar por Jesus; deixe que Ele tome a iniciativa e aponte aquilo que é necessário mudar.
a) A mulher da qual fala o Evangelho de Lucas, há 18 anos permanecia encurvada, sem poder endireitar-se, olhando só para o chão, num círculo de pouco mais de um metro. Esta mulher encurvada habita dentro de cada um de nós... Carregamos o peso de muitos condicionamentos que nos encurvam para o chão, para nós mesmos, nos fazem perder a beleza do horizonte de uma vida mais plena, de uma vida mais feliz, uma vida com mais sentido.

b) Converse com Jesus... Peça que Ele lhe mostre onde sua pessoa está encurvada, voltada para o seu centro. Talvez você precise de um toque de Jesus em sua insensibilidade, ansiedade, mágoa, raiva, medo, orgulho, inveja, egoísmo, prepotência, comodismo...

Perceba qual a área de sua vida que precisa de cura... Manifeste a Jesus seu desejo, seu pedido de libertação. O que Jesus fez com a mulher, pode fazer com cada um de nós. Ele quer chegar não apenas a essa realidade de pessoa “encurvada”, mas também à raiz, aos motivos que levam a estar encurvado e libertar, curar toda espécie de deficiências.

Antes de concluir o seu encontro, faça um “colóquio” de aliança com o Senhor. Deixe-se invadir pela sua Palavra, ouça, “sinta internamente a presença e depois fale... converse com Ele, assim como conversa com um amigo.

· O que mais me tocou nesta oração?
· Que sentimento predominou em mim?
· Senti algum apelo, desejo, inspiração?
· Tive alguma dificuldade ou resistência?

No caso da mulher, Jesus toma a iniciativa, vai ao seu encontro e diz:
“Mulher, estás livre de tua doença”.
Impôs-lhe as mãos, e no mesmo instante ela se endireitou e dava glórias a Deus”

A estas palavras de Jesus, sinta também a força de suas mãos sobre você e coloque-se de pé, disponível, atento, aberto e prossiga o seu caminho como novo ardor, dando glórias a Deus.

Agradeça ao Senhor as iluminações e toques recebidos, as marcas que o Senhor foi deixando em sua passagem durante esta sua experiência de oração.
Reze um Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai ou Alma de Cristo... Renove sua fidelidade a Jesus. Registre no seu caderno-Vida o que foi mais importante na sua oração.

Ir. Teresa Cristina Potrick,ISJ